top of page

Gaste todo o seu dinheiro antes de receber.

Calma, calma, não estou te orientando a sair torrando seu dinheiro, pode guardar o cartão de crédito no bolso e cancelar a ida ao shopping.


O que eu quis dizer é que você precisa gastar todo o seu dinheiro no papel, antes de receber efetivamente o dinheiro.


Essa é uma excelente estratégia para elaborar seu planejamento financeiro e o controle de seu orçamento, organizando antecipadamente o destino que será dado aos recursos que você receberá.


Existe uma forma tradicional para a realização do orçamento financeiro que é basicamente com a Receita pagar as Despesas e o dinheiro que sobrar, investir, porém essa não é a forma como eu oriento meus clientes, já que o investir fica em segundo plano e muitas vezes acaba não acontecendo.


O método correto para ter melhores resultados é fazer o Orçamento Reverso, ou seja, se pagar primeiro, usando a seguinte fórmula:


Receita Líquida – Sonhos/Projetos = Padrão de Vida


A partir da receita líquida subtraímos o valor referente aos projetos e sonhos que você tem e investimos esses recursos, o que sobra é o que você pode gastar com seu custo de vida mensal, portanto, o orçamento reverso é igual a:


Renda Líquida – Investimentos = Consumo


Os Sonhos e Projetos aos quais me refiro podem ser vários, como por exemplo realizar uma reserva financeira para proteção, realizar uma viagem a Disney, comprar um carrão, e principalmente a tão sonhada Liberdade Financeira.


Para te ajudar, aqui estão cinco dicas úteis para economizar e guardar dinheiro:


  1. Estabeleça um orçamento: Crie um plano financeiro detalhado, listando todas as suas receitas e despesas. Isso ajudará você a ter uma visão clara de onde seu dinheiro está sendo gasto e onde é possível fazer cortes.

  2. Elimine gastos desnecessários: Analise suas despesas e identifique áreas onde é possível reduzir ou eliminar gastos desnecessários. Isso pode incluir refeições fora de casa, assinaturas não utilizadas, compras impulsivas, entre outros. Corte o que não é essencial para alcançar suas metas financeiras.

  3. Automatize suas economias: Configure transferências automáticas para uma conta de poupança toda vez que receber seu salário. Dessa forma, você estará economizando regularmente sem ter que se lembrar de fazer isso manualmente.

  4. Priorize suas dívidas: Se você tem dívidas, concentre-se em pagá-las o mais rápido possível. Comece pelos débitos com as taxas de juros mais altas, como cartões de crédito. Ao reduzir suas dívidas, você economizará dinheiro em juros e terá mais recursos para economizar posteriormente.

  5. Defina metas financeiras claras: Estabeleça metas realistas e mensuráveis para suas economias. Isso pode incluir a criação de um fundo de emergência, o pagamento de uma dívida específica ou a poupança para um objetivo de longo prazo, como a compra de uma casa.


Ter metas claras ajudará a manter o foco e a motivação ao economizar.


Lembre-se de que, para economizar dinheiro, é necessário ter muita disciplina, foco e comprometimento. Pequenas mudanças nos hábitos financeiros diários podem resultar em grandes economias ao longo do tempo.

Comments


bottom of page