top of page

The person in the mirror.

Foto do escritor: Dimas AlcantaraDimas Alcantara

A pessoa do espelho.


Encontre um espelho nesse momento, ou algo que possa refletir uma imagem, olhe fixamente para encarar aquela pessoa que te trouxe até onde você está hoje, é a pessoa no espelho a responsável por tudo isso.


Dave Ramsey, famoso escritor e apresentador de um programa de rádio com grande audiência nos EUA, escreveu em seu livro A transformação total do seu dinheiro, ao qual indico a leitura, a seguinte frase:


“Essa busca me levou a um lugar muito, muito desconfortável: meu espelho. Percebi que meus problemas monetários, preocupações e escassez em grande parte começavam e terminavam com a pessoa do meu espelho. Percebi também que, se eu pudesse manejar o personagem que eu via todas as manhãs ao me barbear, poderia ganhar dinheiro.O desafio é você. Você é o problema com seu dinheiro” Dave Ramsey

Sim, essa é uma realidade dolorosa, mas ao mesmo tempo esperançosa, pois da mesma forma que você é o responsável pela situação financeira em que se encontra, também é você o responsável e a pessoa mais capacitada para transformar suas finanças e consequentemente sua vida.

Muitas vezes nosso cérebro apronta algumas peças, que chamamos na Neuroeconomia de Heurísticas e Vieses Comportamentais, e nosso subconsciente, com objetivo de economizar energia e/ou evitar o sofrimento, cria mecanismos de defesas como o que conhecemos por Negação, no qual a pessoa, a fim de livrar-se de uma dor ou estresse, evita conhecer sua situação financeira, esquivando-se de analisar seu extrato bancário ou do cartão de credito, pois a mesma sabendo que a situação não esta boa, afasta-se das informações como uma falsa sensação de defesa e proteção frente ao problema.


É mais ou menos como chegar em frente ao espelho e encolher a barriga, com a falsa esperança de estar mais magro. Na verdade, isso não passa de uma auto enganação.


Com as questões financeiras não é muito diferente, muitas vezes evitamos enfrentar as adversidades de frente e efetivamente pagar o preço da mudança, e a situação se agrava quando entendemos que o problema não é a ausência de saber o que fazer, mas sim realmente fazer.


Muitas vezes sabemos o que é preciso ser feito, entretanto, na prática não conseguimos executar, isso é consequência do entendimento de que o sucesso financeiro é resultado dos comportamentos dos indivíduos, muito mais do que o conhecimento em que eles têm sobre dinheiro.


Essa é a hora de alterar essa realidade e criar uma nova história em sua vida, pague o preço, tenha disposição e comprometimento para, mesmo que você tenha que ter muita força de vontade para atrasar alguns prazeres momentâneos em prol de seu futuro, claro que sempre com muito equilíbrio, nem desmerecendo seu “eu” do presente e muito menos seu “eu” do futuro.


“A mudança é dolorosa. Poucas pessoas têm coragem de buscá-la. A maioria não mudará até que a dor da atual estagnação se torne maior do que a dor da mudança.” Dave Ramsey

Elimine o conformismo e a procrastinação que mantem você parado ou rodando em círculos sem conseguir avançar, pague o preço, vá à luta e combata a dor da mudança antes que seja tarde demais e a que os desprazeres de continuar onde está machuque demais, pois aí você terá que pagar um preço alto demais para conseguir sair da inércia. É mais ou menos como ter que esperar ter um problema cardíaco, um infarto, para então começar a cuidar da saúde.

Comentários


bottom of page